A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e o Cecomercio (Centro do Comércio do Estado e São Paulo) realizaram, nesta segunda (1), no Sesc Vila Mariana, a reunião plenária das diretorias, que marcou o encerramento do ano de 2025.
O encontro contou com a presença do presidente do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), Vitor Fernandes, e do diretor Lucas Leoncine.
Com mais de 150 participantes, o evento apresentou um balanço das principais ações da Entidade e trouxe um debate que não poderia ser mais oportuno: qual é o espaço do Brasil em um mundo que está se transformando rapidamente. “Estamos em um cenário em que a economia, a segurança e a geopolítica darão as regras do jogo”, defendeu Marcos Troyjo, economista, cientista político e diplomata.
Para Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente em exercício da FecomercioSP, esse ambiente está sendo marcado por fortes disputas tecnológica e comercial. “Convivemos com crises simultâneas — política, econômica, jurídica e climática. Diante de tudo isso, qual é o lugar do Brasil nessa nova economia global?”





