Comissão salarial se reúne para analisar reivindicações dos sindicatos laborais

Data-base do comércio varejista é 1º de setembro

O Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) realizou, na última quarta-feira (25/9), a segunda reunião com cada uma das comissões salariais responsáveis por analisar as reivindicações dos sindicatos que representam os empregados no comércio. A data-base da categoria é 1º de setembro.

A comissão salarial é formada por empresários dos setores do comércio varejista representados pelo Sincomercio, que se apresentam espontaneamente, após aprovação em assembleia geral extraordinária, e então se reúnem para analisar os itens da pauta de reivindicações, entre eles o índice de reajuste salarial. Após acordo com os sindicatos laborais é definida a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida para os próximos 12 meses.

São formados dois grupos de empresários. Um deles representa o varejo geral, como lojas instaladas em ruas e avenidas, em shopping centers e anexas a supermercados. O outro é composto por representantes dos ramos de gêneros alimentícios e carnes frescas, como supermercados e açougues.

Neste ano já foram realizadas duas reuniões com cada um dos segmentos, sendo sempre conduzidas pelo presidente do Sincomercio, Vitor Fernandes, e pela Assessoria Jurídica da entidade, que também é responsável pela negociação direta com o corpo jurídico dos sindicatos dos trabalhadores.

“É importante salientar que os sindicatos patronal e laboral sempre buscam entrar no melhor acordo possível, visando respeitar os direitos dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, proporcionar as condições para que o empresário possa manter a estrutura de seu negócio e, consequentemente, cumprir com as obrigações acordadas”, esclarece o presidente do Sincomercio.

 

Reuniões também acontecem por videoconferência

 

Rolar para cima