Menu fechado

11 de janeiro, Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

No dia  11 de janeiro, é celebrado no Brasil o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. Essa data tem por objetivo divulgar e conscientizar as pessoas sobre os malefícios causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, uma prática que não só é prejudicial à saúde humana, mas também para o meio ambiente.

O agrotóxico visa alterar a composição da flora ou da fauna com o objetivo de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos e aumentar a produtividade.

Quando utilizado, um agrotóxico possui grande potencial de atingir o solo e as águas, principalmente devido aos ventos e à água das chuvas, que promovem a deriva, a lavagem das folhas tratadas, a lixiviação e a erosão. Além disso, qualquer que seja o caminho do agrotóxico no meio ambiente, invariavelmente, o homem é seu potencial receptor.

Os efeitos nocivos do uso de agrotóxicos para a saúde humana têm sido objeto de estudos elaborados por profissionais da saúde, os quais têm detectado a presença dessas substâncias em amostras de sangue humano, no leite materno e resíduos presentes em alimentos consumidos pela população em geral, apontando a possibilidade de ocorrência de anomalias congênitas, de câncer, de doenças mentais, de disfunções na reprodutividade humana relacionadas ao uso de agrotóxicos.

Uma alternativa saudável são os alimentos orgânicos, isentos de adubos químicos e venenos para pragas, não contêm hormônios e remédios (caso de animais), não contêm corantes, conservantes químicos e aromatizantes (caso dos alimentos orgânicos processados). Consumir alimentos orgânicos é uma forma de valorizar o trabalho de quem produz, respeitar a natureza e agregar qualidade de vida a quem consome.

COMEMORANDO E PRESERVANDO

A lembrança de datas relativas ao meio ambiente faz parte do projeto “Comemorando e Preservando”, uma ação da Secretaria de Meio Ambiente de Americana em parceria com o Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana e Região) e outras entidades.