Menu fechado

Trabalho no feriado de 13 de junho requer autorização sindical

Empregador americanense precisa solicitar Certificado de Adesão ao Sincomercio

No próximo sábado, dia 13 de junho, feriado municipal em Americana, os estabelecimentos comerciais representados pelo Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) estão autorizados a atender. No entanto, as lojas que forem abrir a presença de funcionário devem solicitar o Certificado de Adesão para Trabalho em Feriados. Além disso, é necessário cumprir as normas previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente e a Legislação Municipal.

As empresas que não possuem o Certificado devem solicitar pelo site do Sincomercio (www.sincomercio.org/sindmais). Lembrando que, após emitido, o Certificado é válido por toda a vigência da CCT, e deve ser renovado anualmente. As empresas que não possuírem tal documento não poderão atender com a presença de empregados, caso contrário, estão sujeitas as sanções por descumprimento de cláusula trabalhista.

Além disso o empregador precisa cumprir as normas da cláusula “Condições para trabalho em feriados”, que incluem, entre outros: pagamento de horas-extras, concessão de folga compensatória, vale transporte e alimentação. Para mais informações acesse a CCT no site do Sincomercio (seção “Convenção Coletiva”) ou entre em contato pelo telefone (19) 3462-1737 ou e-mail juridico@sincomercio.org.

CORONAVÍRUS

Durante a quarentena em função da pandemia do novo coronavírus, o atendimento ao público está limitado ao máximo de quatro horas por dia. Além disso, o estabelecimento precisa cumprir as medidas de higiene e distanciamento previstas em lei, como: uso obrigatório de máscaras (funcionários e consumidores), controle de fluxo de pessoas, distanciamento mínimo de 1,5m entre outros.