Menu fechado

2 de fevereiro, Dia Mundial das Zonas Úmidas

A Secretaria de Meio Ambiente de Americana, em parceria com o Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), dá continuidade ao projeto “Comemorando e Preservando” divulgando o Dia Mundial das Zonas Úmidas, comemorado no dia 2 de fevereiro.

ZONAS ÚMIDAS

As áreas úmidas são complexos ecossistemas que englobam desde as áreas marinhas e costeiras até as continentais e as artificiais. Alguns exemplos são os lagos, manguezais, pântanos e também áreas irrigadas para agricultura, reservatórios de hidrelétricas etc. Segundo definição da Convenção de Ramsar, é considerada zona úmida toda extensão de pântanos, charcos e turfas, ou superfícies cobertas de água, de regime natural ou artificial, permanentes ou temporárias, contendo água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada, e áreas marinhas com profundidade de até seis metros, em situação de maré baixa.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, as zonas úmidas fornecem serviços ecológicos fundamentais para as espécies de fauna e flora e para o bem-estar de populações humanas. Além de regular o regime hídrico de vastas regiões, essas áreas funcionam como fonte de biodiversidade em todos os níveis, cumprindo ainda papel relevante de caráter econômico, cultural e recreativo. Ao mesmo tempo, atendem necessidades de água e alimentação para uma ampla variedade de espécies e para comunidades humanas rurais e urbanas.

As áreas úmidas são social e economicamente insubstituíveis, ainda, por conter inundações, permitir a recarga de aquíferos, reter nutrientes, purificar a água e estabilizar zonas costeiras. O colapso desses serviços, decorrente da destruição das zonas úmidas, pode resultar em desastres ambientais com elevados custos em termos de vidas humanas e em termos econômicos.

Os ambientes úmidos também cumprem um papel vital no processo de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, uma vez que muitos desses ambientes são grandes reservatórios de carbono. O futuro da humanidade depende das áreas úmidas.

Além do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT), o Brasil possui outras 10 áreas classificadas como Sítios Ramsar (áreas úmidas de importância mundial): Estação Ecológica Mamirauá (AM), Parque Nacional do Araguaia (TO), Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA), Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA), Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luz (MA), Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS), Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT), Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Rio Negro (MS), Parque Estadual do Rio Doce (MG), Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA).

A sociedade em geral ainda não conhece todos os benefícios das áreas úmidas. Na verdade, as áreas úmidas podem ser comparadas a áreas abandonadas, em que se pode cobrir ou converter para ser usada com outra finalidade. Os cientistas estimam que 64% das áreas úmidas mundiais já desapareceram desde 1900.


dia mundial das zonas umidas