Menu fechado

Artigo: 6 atitudes poderosas para ter um time brilhante e campeão

Por Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco *

“O todo é maior que a soma das partes”. A famosa frase do filósofo Aristóteles resume bem a importância de uma equipe motivada em qualquer organização, que é capaz de conquistar mais resultados do que um único profissional talentoso.

Especialmente em tempos onde as pessoas largam seus empregos devido a muitos fatores, incluindo a insatisfação profissional e o esgotamento, vale a pena apostar em atitudes  que estimulem o sentimento coletivo de satisfação e prazer no trabalho.

Mas não é só a falta de estímulo que tem atrapalhado nossos trabalhadores. Existe uma desconexão entre a realidade dos postos de trabalhos com os sonhos e metas das pessoas, e (…) existe uma urgência na revisão na postura das organizações.

Acima de tudo, a essência da liderança está em transformar pessoas comuns em campeões. Tendo gerenciado os mais diferentes perfis de colaboradores ao longo dos anos, noto que existem práticas  essenciais quando  a ideia é motivar um time, evitando, assim, o risco da rotatividade, que tanto atrapalha o crescimento das empresas e resultados financeiros.

Compartilho a seguir:

1. Mantenha-os conectados à empresa. Se você deixar de compartilhar informações cruciais da organização com o time, intencionalmente ou não, os colaboradores vão tirar suas próprias conclusões. Por isso, sempre que possível, atualize sua equipe sobre o desempenho financeiro da empresa e as metas de longo, médio e curto prazo, explicando os impactos dessas informações e a importância da atividade profissional de cada um para a conquista das metas.

2. Defina claramente suas expectativas. Quando os colaboradores não compreendem o que devem fazer em um determinado projeto, é difícil para eles ter entusiasmo no trabalho. Toda vez que for delegar uma tarefa à equipe, portanto, explique o máximo de detalhes possível, evidenciando suas expectativas.

3. Dê bons exemplos. Você deve exemplificar os padrões que exigir dos colaboradores, especialmente quando se trata de pontualidade, atendimento cordial e disposição para auxiliar o time sempre que necessário. Isso também significa ter a humildade de assumir um erro, quando acontecer.

4. Aposte nos feedbacks e ouça a todos. Mantenha uma política de portas abertas com a equipe. Essa conduta transforma o ambiente corporativo em um local amigável, onde as pessoas são encorajadas a se expressarem e realizarem proveitosas trocas de ideias.

5. Mostre que você se importa. Como gestor, conhecer cada pessoa individualmente ajuda a criar vínculos mais   fortes. Quanto melhor você conhecer seu time, mais efetivamente será capaz de identificar o que motiva cada um. A gentileza também deve nortear suas atitudes. Se alguém parecer estressado, evite conversas agressivas – muito melhor do que isso é ser o agente de equilíbrio nessa situação! Não custa nada agradecer quando algo é entregue… e não esquecer de dar bom dia, bom final de semana e bom descanso. Essas saudações simples, vindas de um gestor, são capazes de mudar para melhor o dia das pessoas.

6. Ajude-os a sair da zona de conforto. Sempre que possível, incentive seus colaboradores a assumir novas responsabilidades e projetos que estejam além de suas atribuições  costumeiras. Certifique-se de que essas atividades sejam gerenciáveis em termos de dificuldade e de carga horária, mas, ao mesmo tempo, procure torná-las desafiadoras o suficiente.

* Com atuação no Brasil e no mercado internacional, a Duo & Ecco empresa é referência em viagens de incentivo, eventos corporativos, premiações de colaboradores e live marketing. 

Silvio Sallowicz