Menu fechado

Americana cria programa que vai organizar e preservar área central

Ação conjunta entre secretarias municipais, Gama, Sincomercio e lojistas começa com cadastramento de ambulantes

Com apoio da Gama (Guarda Municipal de Americana), a Unidade de Fiscalização da Prefeitura irá reforçar os trabalhos na área central do município. A ação, que une diversas pastas da administração municipal, foi definida após reunião realizada na última quinta-feira (29/3), na sede da Gama, e é uma reivindicação antiga do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) e de lojistas instalados na região.

A criação deste programa tem o intuito de manter e preservar a área central, coibindo a comercialização de produtos de maneira irregular e de procedência desconhecida no Calçadão. A reivindicação dos lojistas é antiga e atualmente há inúmeras reclamações de munícipes quanto à acessibilidade, calçamento irregular, número crescente de ambulantes nessa área, o que é proibido por lei municipal.

“A ideia é tornar o Centro uma área mais atrativa e organizada, oferecendo segurança e conforto aos que fazem suas compras no local, e proporcionando mais competitividade aos lojistas”, explica Vitor Ferandes, presidente do Sincomercio. “Nossa entidade está sempre atenta e atuando em favor dos nossos representados. Nesta época de crise, aliado às dificuldades que enfrentam, os lojistas ainda são abatidos com ambulantes atuando de maneira proibida na porta de seus estabelecimentos”, conclui.

PRIMEIRA AÇÃO

A primeira ação prática a ser realizada será o cadastramento de todos os ambulantes que atuam no local. O objetivo é ter maior controle sobre a qualidade e procedência dos produtos comercializados bem como a origem desses vendedores ambulantes.

O encontro realizado na última quinta-feira contou com a presença de representantes de todas os órgãos envolvidos: da Gama, Marcos Guilherme (diretor-comandante), Jailson Alves dos Santos (instrutor de policiamento) e Onilson Martins Crevelaro (inspetor responsável pelo trânsito); do Sincomercio, Maraisa Miranda Brandão e Vera de Toledo Matsui (diretoras) e Maria Aparecida dos Santos (assessora administrativa); da Secretaria de Obras, Claudia Rodrigues de Lucca (subsecretária da Unidade de Serviços Urbanos) e Elizangela Porto (encarregada de serviços da Unidade de Fiscalização); além de lojistas da área central.

ico_galeria-de-fotos