Menu fechado

Caged: Varejo da região fecha vagas de emprego pelo 2º mês seguido

Depois de recuperar-se em abril, junho teve saldo pior que maio; no comparativo com 2016, no entanto, números foram melhores

Caroline: "Na comparação mês a mês, resultado é sempre melhor que o do ano anterior"
Caroline: “Na comparação mês a mês, resultado é sempre melhor que o do ano anterior”

Em junho, o comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) fechou 48 postos formais de trabalho, segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregado) do Ministério do Trabalho. Na comparação mensal, o saldo é o pior desde março (quando houve saldo negativo de 75 vagas). Por outro lado, os números são melhores que no mesmo período de 2016, quando foram encerradas 84 vagas.

caged jun 2017 regiao

O município com melhor desempenho – e único com saldo positivo – foi Nova Odessa, que abriu seis novas vagas em junho deste ano, puxada pelo setor Matérias de Construção. Por outro lado, houve queda na comparação com o mesmo mês de 2016, quando o saldo de postos formais de trabalho foi de 17.

caged jun 2017 nova odessa

Americana foi quem teve melhor resultado na comparação junho/junho. Apesar do saldo negativo de 10 este ano, o número foi bem melhor que os 75 postos de trabalho encerrados em 2016.

caged jun 2017 americana

Já Santa Bárbara d’Oeste, puxada pelo setor Materiais de Construção, encerrou junho com 44 postos de trabalho fechados. Os números foram piores do que os registrados em 2016, quando o saldo ficou em –26.

caged jun 2017 sbo

De acordo a assessora econômica do Sincomercio, Caroline Miranda Brandão, junho pode ser considerado um mês estável. “No geral, o varejo deixou as pessoas um pouco desapontadas, principalmente pela recuperação que vinha ocorrendo nos últimos meses, com destaque para abril, quando o saldo foi positivo”, lamentou. “Por outro lado, temos que levar em consideração que o setor varejista é o que mais demora a sentir os reflexos da retomada da economia e que, na comparação com os mesmos meses do ano anterior, a região sempre tem tido resultado melhor, o que mantém a tendência otimista”, explica.