Menu fechado

Dia das Crianças: Varejo prevê crescimento de até 3% nas vendas

Retomada do poder de compra é um dos motivos para a primeira data especial de 2016 com projeção positiva

Vasconcellos: oportunidade de encontrar e negociar bons produtos e bons preços
Vasconcellos: oportunidade de encontrar e negociar bons produtos e bons preços

Depois de vivenciar redução de vendas nas principais datas especiais do varejo em 2016 – Mães, Namorados e Pais – a projeção para o Dia das Crianças é menos pessimista. A meta, desta vez, é atingir ao menos o mesmo nível de vendas realizado em 2015. “Porém é bastante plausível um crescimento de até 3% em relação a mesma data do ano passado”, projeta o economista do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), Jaime Vasconcellos.

Embora a data não afete as vendas no comércio varejista amplamente, por ser uma comemoração específica, que impacta o varejo segmentado de brinquedos e vestuário e acessórios infantis, a data tem vital participação no desempenho de vendas do mês de outubro.

Um dos motivos para a expectativa positiva é a estagnação no endividamento e inadimplência das famílias, a partir de um melhor planejamento financeiro ao qual as famílias se viram obrigadas a fazer. “Os consumidores que perderam boa parte do seu poder de compra com avanço inflacionário e devido às suas próprias dívidas, começaram a frear consumo e aquisição de crédito”, explica Vasconcellos.

Outra razão destacada pelo economista é o fato de que, em 2015, as vendas foram muito ruins para o setor. Portanto, é natural que, ao se passar por um inicio de reação econômica, haja também uma variação positiva, ainda que pequena. Vasconcellos ressalta, ainda, que o câmbio favorável tende a favorecer preços mais baixos. “Considerando que grande parte das mercadorias compradas no Dia das Crianças provém do mercado internacional, por exemplo, o chinês, o câmbio é uma variável que afeta bastante os preços dos presentes”, relata. Neste momento, o dólar está cotado próximo aos R$ 3,25, bem abaixo dos R$3,75 verificados em outubro de 2015.

Negociação

Tais tendências funcionam como “garantidoras” da perspectiva mais positiva ao Dia das Crianças. “Da mesma forma que é um momento onde o consumidor precisa redobrar seus cuidados no consumo e endividamento, é a oportunidade de encontrar e negociar bons produtos e bons preços, pois o comércio está com estoque elevado, busca dinamizar capital de giro e trocar mercadorias para o Natal”, conclui Vasconcellos.

Horário especial

A fim de dar mais oportunidade para os consumidores realizarem suas compras, o comércio de rua dos municípios da base do Sincomercio – Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste – irão atender em horário especial neste sábado (8/10), das 9h às 18h. Em Santa Bárbara, a terça-feira (11/10) também será de horário estendido, quando as lojas ficarão abertas até as 22h.

Em acordo realizado entre o Sincomercio e os sindicatos que representam os trabalhadores, as lojas de brinquedos poderão abrir também no feriado de 12 de outubro (quarta-feira). Para isso, no entanto, além de cumprir as normas do aditamento à Convenção Coletiva de Trabalho, é obrigatório que os estabelecimentos que atendam com funcionários possuam o Certificado de Adesão específico para esta data e assinem o a Declaração de Ciência. Para mais informações, entrar em contato com o Sincomercio pelo telefone (19) 3462-1737.