Menu fechado

Caged: Emprego no varejo cresce 30% em novembro

Dados correspondem à região administrativa do Sincomercio; todos os municípios tiveram saldo positivo

vendedora

O saldo de emprego no varejo dos municípios da região do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) cresceu 30% em novembro último na comparação com o mesmo mês de 2016. Os dados fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e foram analisados pela assessoria econômica do sindicato.

Na soma dos três municípios, o saldo de empregos com carteira assinada em novembro de 2017 foi de 172, com destaque para os setores Supermercados (79), Lojas de eletrodomésticos e eletrônicos (76) e Lojas de vestuário, tecido e calçados (38). O saldo é 30% maior que o registrado em 2016, quando foram abertos 132 postos de trabalho.

“O mês de novembro é, tradicionalmente, de resultado positivo, uma vez que os empresários contratam mão de obra na expectativa do aumento de demanda em função das vendas de fim de ano”, explica Caroline Miranda Brandão, assessora econômica do Sincomercio.

“No entanto, em função da gradativa recuperação econômica e do otimismo do empresário, as contratações superaram as expectativas, com destaque para as lojas de eletro-eletrônicos, que em 2016 mais demitiram do que empregaram em novembro”, comemora Caroline.

caged nov 2017 total regiao

Por município

Na análise individual, as três cidades da base do Sincomercio também tiveram saldo positivo. Santa Bárbara foi a grande responsável, com abertura de 122 postos de trabalho, seguida de Americana (42) e Nova Odessa (8).

caged nov 2017 americana

caged nov 2017 nova odessa

caged nov 2017 sbo