Menu fechado

Faturamento no varejo deve cair mais de 30% no Dia das Mães

Empresários devem buscar alternativas para diminuir perdas

O comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) deve faturar até 33% menos em maio na comparação com o mesmo período de 2019. A estimativa é baseada em pesquisa realizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Dos segmentos que mais impactam no faturamento do Dia das Mães, a maior perda é do setor de Lojas de Móveis e Decoração (-92%), seguida de Eletrodomésticos, Eletrônicos e Lojas de Departamentos (-85%). Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados deve vender 73% a menos. Supermercados (-13%) e Farmácias e Perfumaras (0%) são as categorias que devem ser menos afetadas.

A estimativa da FecomercioSP considera as vendas que serão realizadas por delivery, internet e outros meios alternativos. Ainda assim, todos os setores sofrerão baixa em maio. No acumulado do ano, as perdas já ultrapassam 16%.

ORIENTAÇÕES

O Sincomercio orienta que os empreendedores busquem alternativas para manter a liquidez e o fluxo de caixa. Para isso, pode-se fazer um levantamento de estoque, diminuir a margem de lucro e realizar promoções.

Buscar canais de vendas alternativos é fundamental. Pequenos comerciantes também podem se juntar para compartilhar mailings e mercadorias por consignação.

Outra opção viável é que os vendedores atuem remotamente por meio de chats online. Por fim, ainda é possível disponibilizar vouchers com descontos atrativos para consumo posterior.