Menu fechado

Inadimplência atinge mais de 61 milhões de brasileiros, diz Serasa

Segmento de Utilities, que contempla dívidas atrasadas de água, luz e gás, foi o principal responsável pela alta no mês

dividas inadimplencia

Segundo estudo desenvolvido pela área de Decision Analytics da Serasa Experian, em novembro de 2017, o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 61,1 milhões. Na comparação com novembro de 2016, o aumento foi de 1,91%.

O montante alcançado pelas dívidas foi de R$270,5 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.425,00 por pessoa.

Apesar de as dívidas atrasadas com bancos e cartões de crédito terem a maior representatividade dentro do índice, a alta em novembro foi puxada pelo segmento de Utilities (água, luz e gás), que teve crescimento de 0,7 p.p em relação a outubro do mesmo ano (veja abaixo tabela completa de segmentos).

Por segmento

A maior concentração dos negativados está no gênero masculino, que representa 50,9% dos inadimplentes. A maioria das pessoas com débitos vencidos tem entre 41 e 50 anos (19,6% do total). Em segundo lugar no ranking de participação entre os inadimplentes estão os jovens de 18 a 25 anos, que respondem por 14,4% do total.

Inadimplência concentrada no Sudeste

Segundo o estudo, a região com maior percentual de pessoas com dívidas atrasadas é a Sudeste, com participação de 44,9%. Na sequência estão: Nordeste, com 25,3%, Sul, 12,7%, Norte, 8,8% e Centro-Oeste, 8,3%.

(fonte: Serasa Experian)