Menu fechado

Região avança para fase amarela do Plano São Paulo

Novo momento de flexibilização passa a valer já neste sábado, dia 8

O governo do Estado de São Paulo anunciou na tarde desta sexta-feira (7/8) que as cidades do Departamento Regional de Saúde 7 (DRS-7) avançaram para a fase 3 (amarela) do plano de retomada da economia decorrente da pandemia do novo coronavírus. A medida abrange os municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste).

Com isso, o comércio pode abrir por até seis horas por dia (na fase anterior, laranja, o limite era de quatro horas), e novos segmentos – como bares, restaurantes, academias, salões de beleza – também podem voltar a atender. Os protocolos sanitários continuam sendo obrigatórios.

ATIVIDADES PERMITIDAS FASE 3

  • Shopping centers e galerias: capacidade limitada a 40%; abertura por até 6 horas por dia; praças de alimentação ao ar livre ou bem arejadas
  • Comércio e serviços: capacidade limitada a 40%; abertura por até 6 horas
  • Bares e restaurantes com consumo no local: somente ao ar livre ou áreas bem arejadas; capacidade limitada a 40%; abertura por até 6 horas; consumo local até às 17h (até às 22h após 14 dias seguidos na fase amarela)
  • Salões de beleza, barbearias e similares: capacidade limitada a 40%; abertura por até 6 horas
  • Academias, centros de ginástica e similares: capacidade limitada a 30%; abertura até 6 horas; agendamento prévio com hora marcada; somente aulas e práticas individuais
  • Eventos, convenções e atividades culturais: estar na fase amarela por pelo menos 28 dias consecutivos; capacidade limitada a 40%; horário limitado a 6h; controle de acesso, vendas apenas online, hora marcada e assentos marcados; assentos e filas com distanciamento mínimo; proibição de atividades com público em pé.

As demais atividades que geram aglomeração continuam suspensas. Além dessas regras, para todos os segmentos é necessário continuar seguindo as medidas sanitárias como: uso obrigatório de máscaras por clientes e funcionários; distanciamento mínimo de 1,5m; disponibilização de álcool em gel; além dos protocolos específicos de cada setor.