Menu fechado

Região avança para a fase verde do Plano São Paulo

Reclassificação passa a valer já neste sábado, dia 10

A região de Campinas vai avançar para a fase verde do Plano São Paulo de retomada da economia. A reclassificação, que inclui os municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), passa a valer já a partir deste sábado, dia 10, e vai até 16 de novembro.

Nesta etapa, haverá aumento de horário e capacidade das atividades flexibilizadas anteriormente e fica permitida a realização eventos, convenções e atividades culturais com público em pé após 28 dias de estabilidade.

O avanço acontece após a região permanecer por 62 dias na fase amarela, que já havia permitido a reabertura de academias, bares e restaurantes, além de ampliar o horário do comércio.

Segundo o Comitê de Contingência do Coronavírus de SP, o Departamento Regional de Saúde 7, que inclui Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e outras 39 cidades, apresentou redução no número de casos, internações de UTI e mortes, que são alguns dos critérios usados pelo governo estadual para reclassificação.

De acordo com dados da Fundação Seade, a região está com 38,6% dos leitos de UTI Covid ocupados nesta sexta.

O que muda na fase verde

  • Shoppings e comércio de rua podem abrir por 12 horas e com aumento da capacidade para 60%;
  • Após 28 dias de estabilidade, eventos convenções e atividades culturais podem ser realizados com público em pé, mas com obrigação de controle e hora marcada.
  • Bares e restaurantes também podem abrir por 12 horas, desde que iniciem as atividades depois das 6h e terminem às 22h, com permanência no local até 23h;
  • Salões de beleza e barbearia podem abrir por 12 horas e com aumento da capacidade para 60%;
  • Academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica podem abrir por 12 horas e com 60% de capacidade.