Menu fechado

Região volta à fase laranja e comércio reabre segunda-feira

Avanço de etapa foi anunciado pelo governo do Estado nesta sexta

A região de Campinas voltará à fase laranja do Plano São Paulo de combate à pandemia do novo coronavírus. Com isso, os estabelecimentos dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) poderão voltar a atender por até quatro horas por dia a partir da próxima segunda-feira (27/7).

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (24/7) pelo governador João Doria e demais integrantes do comitê estadual de crise. As prefeituras municipais devem ratificar a decisão do Estado com regras locais, como horário de funcionamento, por exemplo.

O fator preponderante para a retomada parcial das atividades foi a queda do índice de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para atendimento de pacientes de Covid-19 na região para abaixo de 80%.

QUEM PODE ABRIR

Além dos prestadores de serviços e comércio essenciais, na fase 2 (laranja) podem voltar a realizar atendimento ao público escritórios, comércio, shoppings (ou galerias), concessionárias e imobiliárias por até quatro horas por dia. Para isso é preciso seguir as normas de orientação, limitação do fluxo de clientes, distanciamento, higienização e uso de máscara.

HISTÓRICO

Os mais de 40 municípios do Departamento Regional de Saúde 7 (Campinas) entraram na fase laranja do plano de retomada gradual da economia dia 1º de junho. Após pouco mais de um mês, devido ao crescimento do número de casos e a o consequente aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, o governo do Estado regrediu a região para a fase 1 (vermelha) desde o dia 6 de julho.