Menu fechado

Varejo é responsável por mais da metade das Micro e Pequenas Empresas da Região

Análise feita pela assessoria econômica do Sincomercio mostra que realidade do interior é bem diferente do restante do Estado

O comércio varejista é responsável por 53% do número de Micro e Pequenas Empresas dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste). Os dados são de levantamento realizado pela assessoria econômica da entidade, que levou em consideração as dez atividades com maior número de estabelecimentos em cada município optantes pelo Simples Nacional em 2016.

“O varejo exerce um papel importante para a região, porem a situação não e a mesma para o estado. Para a cidade de Americana, 49,8% dos estabelecimentos, dentre os 10 mais importantes, são representantes do comercio varejista. Para as cidades de Nova Odessa e Santa Barbara D`Oeste, os números são ainda maiores, sendo, 56,6% e 58,1%, respectivamente. Já no caso de São Paulo, apenas aparece o comercio varejista uma vez, com participação de 9,8% apenas”, explica a assessora econômica do Sincomercio, Caroline Miranda Brandão.

Segundo Caroline, de 2002 para cá houve um crescimento no número de empresas de micro e pequeno porte. “Ao observar a quantidade de estabelecimentos, pode-se perceber que houve um grande aumento na quantidade total de estabelecimentos optantes do Simples Nacional. Isso se configura, em um cenário, que apresentou, de alguma forma, oportunidades de negócios para empresas de pequeno porte”, destaca.

grafico simples nacional
Quantidade de estabelecimento, de 2002 a 2016 (Americana, Nova Odessa, Santa Barbara D’Oeste)