Menu fechado

Varejo prevê maior crescimento de vendas no Natal em 6 anos

O varejo brasileiro prevê o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos para o período do Natal, segundo expectativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). A estimativa é arrecadar R$ 35,9 bilhões, o que representa 4,8% mais do que no ano passado.

Esse percentual na principal data para o comércio no ano não é registrado desde 2013, quando o crescimento foi de 5%. Caso essa previsão se confirme, o varejo voltará ao patamar de vendas natalinas de 2014, ano considerado o do início da crise econômica por analistas. Em 2015 e 2016, a variação chegou a ser negativa.

Segundo a entidade, a previsão otimista se dá em razão de quatro fatores principais: inflação baixa, maiores prazos de crédito para o consumidor, liberação de recursos como FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) e Pis/Pasep e a leve melhora no mercado de trabalho.

TEMPORÁRIOS

A previsão de aumento de vendas também se reflete na contratação de temporários. Segundo a CNC, serão contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano para atender ao aumento sazonal das vendas. O número é 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil).

(fonte: R7)