Menu fechado

Vendas de final de ano trazem alento ao varejo de moda

A crise econômica atual tem impactado o consumo e, com isso, o desempenho do varejo de moda. Com a chegada do Natal, o setor estima estabilidade nas vendas de final de ano, se comparado ao mesmo período de 2015. O início de recuperação lenta do crescimento de vendas está previsto para 2017.

Para o diretor-executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, Edmundo Lima, a chegada do décimo terceiro salário pode motivar o consumidor a voltar às compras, incluindo os artigos de vestuário. “É um movimento de melhora vagaroso, com a recuperação prevista para 2017. No momento, os consumidores ainda estão retraídos e as varejistas também fazem um planejamento conservador com relação às vendas de fim de ano. Obviamente, o 13º salário é uma injeção adicional de recursos no mercado, o que pode incentivar o retorno ao consumo”, afirma.

É possível notar que as vendas apresentaram discreta melhoria no desempenho de produtos específicos, especialmente os artigos promocionais e com preços mais populares. A crise alterou os hábitos de consumo do brasileiro que precisa administrar o orçamento mais limitado. “A troca de produtos mais caros por mais acessíveis está ocorrendo também no segmento de vestuário e as redes voltadas a atender os públicos C e D vêm atraindo mais pessoas”, comenta Lima.

(fonte: Varejista.com.br)