Menu fechado

17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem

A Secretaria de Meio Ambiente de Americana, dando continuidade ao projeto “Comemorando e Preservando”, está divulgando o Dia Mundial da Reciclagem, comemorada em 17 de maio.

importante data  foi instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e seu objetivo é criar uma consciência critica de reflexão sobre as questões ambientais e o consumismo.

O processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resultam em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram resíduos em quase todos os lugares há a possibilidade do resíduo causar problemas ambientais.

Para que isso seja sanado, é preciso que lembremos da necessidade de aderirmos as atitudes relacionadas aos conceitos pautados pela Agenda 21 (ECO-92) Reduzir, Reutilizar e praticar, dentro da Reciclagem, a coleta seletiva, que nada mais é que a separação dos materiais que podem voltar para o ciclo produtivo e evitar a retirada de mais recursos naturais.

No processo de reciclagens, preserva-se o meio ambiente, diminui a poluição do solo, da água e do ar, reduz o custo de produção e diminui o problema com o descarte de lixo.

Os brasileiros produzem 1,02kg de resíduo ao dia ou seja mais de 76 milhões de toneladas/ano de resíduo e apenas 3% são reciclados, diminuindo a vida útil dos aterros sanitários.

Atualmente a reciclagem ganhou uma grande posição de respeito, bastante presente nos lares, empresas e ruas.

Os projetos e ações ambientais educativas dão oportunidades das pessoas aprenderem sobre a importância de reduzir o consumo de embalagens e a reutilizar os materiais que demoram anos para se decompor.

A Secretaria de Meio Ambiente, com o intuito de formar a consciência dos cidadãos, desenvolve o projetos nas escolas com os alunos e com a população e através de atividades lúdicas e praticas incentivando a preservação do meio ambiente e a adesão ao Programa Municipal de Coleta Seletiva.

O primeiro passo é perceber que o resíduo é fonte de renda e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras e a mais simples é separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco). Esta é uma ação simples e de grande valor. As futuras gerações agradecem.

Portanto chegou a hora de mudar os nossos hábitos e rever nossos conceitos. Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção, bem como reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.

O município de Americana possui o Programa de Coleta Seletiva coordenado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Verifique o cronograma da coleta seletiva em seu bairro. Prefira colocar o reciclável em frente a sua residência próximo ao horário de costume que o caminhão passa em seu bairro.


diamundialdareciclagem