Menu fechado

Área Azul digital começa nesta segunda em Americana

Presidente do Sincomercio participou de palestra de apresentação do novo serviço

Nesta quinta-feira (10/1), a autoridade municipal e trânsito de Americana, junto com a empresa Estapar, apresentaram para as entidades do comércio e imprensa o novo sistema de Área Azul do município, que inicia sua operação na próxima segunda-feira (dia 14). O presidente do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), Vitor Fernandes, e o 1º-vice-presidente da entidade, Ozanini Mario Rosineli, estiveram presentes no encontro, realizado no auditório Villa Americana, no Paço Municipal.

No primeiro momento, até 31 de janeiro, a empresa irá operar em modelo de orientação, ou seja, a cobrança já existirá, mas o processo será acompanhado pelos profissionais da empresa que atuarão na Área Azul. A partir de fevereiro, a fiscalização do sistema rotativo passará a feita por agentes e por dois veículos de videomonitoramento. Além da consulta sobre os registros no sistema, haverá a transmissão online das informações ao órgão gestor de trânsito para aplicação de eventuais penalidades.

A companhia fará a administração de 2.020 vagas disponíveis, sendo 382 para motos, 108 para idosos, 44 para deficientes e 36 vagas para parada rápida (Zona Branca), 24 para carga e descarga e 11 de embarque e desembarque. O objetivo, com o estacionamento rotativo, é colaborar cada vez mais com a mobilidade urbana no centro da cidade, melhorar o fluxo de veículos e permitir que motoristas encontrem vagas rapidamente. A facilidade para estacionar os carros também deve ser percebida pelo comércio, que será impactado positivamente com a organização do rotativo.

Equipe da Estapar explicou funcionamento do serviço

“A definição dos locais foi feita a partir da demanda por vagas na cidade e considero que teremos uma facilidade maior para o estacionamento nos principais corredores de comércio e serviços do município”, destaca o secretário adjunto de Obras e autoridade municipal de trânsito, Eraldo Camargo.

O pagamento pelo uso da Área Azul poderá ser realizado de três maneiras: pelo aplicativo Vaga Inteligente da Estapar (disponível para download nas plataformas IOS e Android), nos terminais de autoatendimento com moedas, cartões de crédito e débito ou por meio de cartão recarregável. Adelcio Antonini, diretor da Estapar, explica que a oferta de diferentes meios de pagamento garante à população um serviço moderno e seguro. “A Estapar tem como objetivo melhorar a experiência do ato de estacionar e garantir um serviço de qualidade, que seja eficaz e democratize o uso das vagas na região”, afirma.

Os valores cobrados para a utilização da Área Azul Digital variam conforme o tipo de veículo. Para motos, a tarifa é de R$ 1 para uma hora; já para carros, o valor é de R$2,50/hora. O aplicativo desenvolvido pela empresa e que estará

disponível para Americana também pode ser utilizado em São Paulo e nas cidades de Santa Bárbara Do Oeste, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.

“O que a população de Americana precisa ter em mente são as vantagens na rotatividade do trânsito nas regiões centrais. Buscamos um sistema que facilite o pagamento e disponha de toda a tecnologia para facilitar a nossa vida. Esta será uma medida benéfica ao comércio da cidade e dará mais mobilidade às vagas. A prefeitura trabalhará para garantir que a implementação ocorra da melhor forma possível”, explica o Prefeito Omar Najar.

Sobre a Estapar

A maior rede de estacionamentos da América Latina está presente em 75 cidades situadas em 17 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. A Estapar administra ao todo mais de 400 mil vagas em aproximadamente 1.000 estacionamentos. São 7,5 mil funcionários diretos que realizam 15 milhões de atendimentos por mês.  Na área de estacionamento rotativo, incluindo a cidade de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, a Estapar administra 21 operações de Zona Azul Digital no País em cinco Estados (SP, MG, ES, BA e SC), serviço que vem sendo implantado pela empresa desde a década de 90.