Menu fechado

Covid-19: Prefeitura de Americana decreta Estado de Atenção

População e empresas devem adotar medidas preventivas por pelo menos 60 dias

A Prefeitura de Americana decretou, nesta segunda-feira (16/3), Estado de Atenção no município em razão da propagação do vírus Covid-19, conhecido como novo Coronavírus. A Administração criou também Comitê de Gestão de Crise a fim de monitorar o avanço da doença.

Além da suspensão gradual das aulas, que serão paralisas integralmente a partir da próxima segunda-feira (dia 23), o Decreto nº 12.409 prevê a suspensão de todos os eventos com público igual ou superior a 100 pessoas, como cultos religiosos, festas, cursos, espetáculos artísticos entre outros.

Nesta terça-feira (17/3) o Comitê de Gestão de Crise realizou reunião, com diversas entidades e agentes da sociedade civil, para alinhar as ações de enfrentamento ao Covid-19. Órgãos de saúde orientam, pelo menos, 60 dias de medidas restritivas por se tratar de vírus altamente contagioso.

O Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) orienta que cada comerciante deve se adaptar à situação dentro de sua realidade particular, criando protocolos de atendimento a clientes e ao público interno (funcionários).

Algumas sugestões:

  • Flexibilidade de horário, visando evitar pico no transporte público
  • Serviços home-office quando aplicável
  • Limitar o número de clientes no estabelecimento por meio de controle de entrada (senhas)
  • Priorizar contato telefônico ou meios digitais (WhatsApp, e-mail etc.), realizando contato físico somente quando necessário
  • Quando o contato presencial for necessário, manter distância física e evitar cumprimentos (aperto de mão, beijos e abraços)

O Comitê de Crise de Americana irá atualizar as informações diariamente, inclusive em relação aos casos suspeitos e confirmados.