Menu fechado

Governo de SP anuncia reabertura gradual da economia a partir de 11 de maio

Número de ocupação de leitos por região será um dos índices usados para flexibilizar o isolamento por região

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (22/4) a reabertura gradual da economia no estado a partir de 11 de maio. A medida de flexibilização do isolamento social devido ao novo coronavírus (Covid-19) será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região do estado, de acordo com o avanço da doença.

O plano de reabertura da economia após a quarentena foi batizado de “Plano São Paulo”. O governo, no entanto, não informou quais estabelecimentos poderão voltar a funcionar primeiro. Os detalhes serão divulgados somente no dia 8 de maio.

COMO SERÁ

Cada município será classificado conforme a evolução da epidemia e terá três níveis de risco: zonas vermelha, amarela e verde, de acordo com a gravidade. Serão monitorados os leitos disponíveis nos hospitais por cada região, diariamente, para saber como as medidas restritivas serão afrouxadas.

O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, David Uip, disse que vai se basear no crescimento das curvas epidemiológicas para sugerir ao governo as áreas que podem ser reabertas.

A quarentena teve início no dia 24 de março nos 645 municípios do estado. Até as 17 horas desta terça-feira, dia 21, São Paulo registrava 1.037 mortes pelo novo coronavírus e mais de 14 mil casos confirmados.

Algumas cidades do estado já publicaram decretos municipais para a flexibilização da quarentena, medidas condenadas pelo governador de São Paulo.