Menu fechado

Natal: Varejo paulista deve contratar mais temporários em 2016

Retomada de confiança e expectativa de melhora nas vendas são os principais motivadores
Retomada de confiança e expectativa de melhora nas vendas são os principais motivadores

O varejo paulista deve contratar mais trabalhadores temporários no final de 2016 do que no mesmo período de 2015. A expectativa é que sejam admitidos cerca de 20 mil funcionários, contra 15 mil contratados em 2015, prevê a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Essas admissões, que visam atender o movimento mais intenso de clientes decorrente das festas de final de ano, devem se concentrar principalmente no varejo de vestuário, tecidos e calçados (50%), supermercados (25%), lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, móveis e decoração e farmácias e perfumarias.

Essa tendência é resultado da franca recuperação dos índices de confiança de consumidores e empresários, e também do indicador de intenção de consumo das famílias (e consequentemente vendas do comércio varejista).

Segundo a assessoria técnica da FecomercioSP, normalmente as contratações temporárias começam em outubro e ganham força em novembro, mês que historicamente registra a maior geração líquida de vagas formais (admissões menos desligamentos) no setor. Já a maior parte dos desligamentos ocorre em dezembro e janeiro, já que nem todos os empregados temporários são absorvidos pelas empresas.