Menu fechado

Prefeitos recuam sobre flexibilização de abertura do comércio

Americana e Nova Odessa permitirão apenas funcionamento de segmentos autorizados pelo governo estadual

A Prefeitura de Nova Odessa anunciou nesta quarta-feira (1/4) que revogou os decretos municipais que flexibilizavam a atuação do comércio durante a quarentena vigente no Estado de São Paulo para combater a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Assim, as restrições foram retomadas e apenas os segmentos autorizados pelo governo do Estado poderão funcionar.

Na terça-feira (31/3), a Prefeitura de Americana já havia comunicado que restringira o comércio e seguiria o que determina o governador João Doria (PSDB). Entretanto, o prefeito Omar Najar (MDB) se mostrou contrariado, dizendo que o Estado erra ao tratar todos os municípios de forma igual.

De acordo com o decreto de quarentena estadual, podem funcionar os seguintes segmentos:

  • Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e serviços de limpeza e hotéis;
  • Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, bem como os serviços de entrega (delivery) e aqueles que permitem a compra sem sair do carro (drive thru) em bares, restaurantes e padarias;
  • Abastecimento: transportadoras, armazéns, postos de combustíveis, oficinas de veículos automotores, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, serviços de call center, pet shops e bancas de jornais;
  • Segurança: serviços de segurança privada;
  • Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

 

(com informações de O Liberal)