Menu fechado

Região volta à fase vermelha e somente serviços essenciais poderão abrir ao público

Medidas entram em vigor na próxima segunda-feira; neste sábado lojas abrem

A região de Campinas foi reclassificada pelo governo do estado de São Paulo para a fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo. Com isso, nos três municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), somente serviços considerados essenciais poderão funcionar a partir da próxima segunda-feira (6/7).

Segundo o governo estadual, a taxa de ocupação de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) na região está em 80%, o que justificaria a medida. Como o retono à fase vermelha acontece somente na próxima segunda-feira, os estabelecimentos não essenciais ainda podem realizar atendimento neste sábado (4/7) e domingo (5/7) por até quatro horas por dia, seguindo as regras distanciamento e higienização.

COMO FICA

Na fase 1 só podem realizar atendimento presencial atividades relacionadas à saúde, segurança, limpeza, hotéis, supermercados, padarias (sem consumo no local), restaurantes (somente entrega ou retirada), transportes, abastecimento, indústrias e comunicação social, sempre seguindo medidas de distanciamento e higienização.

Volta a ficar suspenso o atendimento presencial no comércio em geral, shopping centers e serviços não essenciais. O consumo local em bares, restaurantes e padarias, bem como a abertura de salões de beleza, academias e outras atividades que gerem aglomeração continuam proibidos.

O governo do estado revisa os critérios semanalmente. O próximo anúncio ocorrerá na sexta-feira, dia 10, quando Americana poderá avançar ou permanecer na mesma fase.