Menu fechado

Senac Americana recebe exposição de fotos intinerante

O Senac Americana sedia, até o dia 25 de junho, a exposição itinerante “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, um trabalho de preservação e difusão da coleção do fotógrafo Augusto Strazdin, pertencentes ao seu acervo formado por imagens em papel, negativos de vidro e flexíveis produzidos entre às décadas de 1930 e 1980 que o Cedoc da Fundação Romi está executando desde dezembro de 2019.

A exposição apresenta fotografias distribuídas em cinco painéis que mostram a trajetória do fotógrafo, o registro que produziu da cidade, além de retratos feitos no seu estúdio fotográfico.

Augusto Strazdin (1900-1986) nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d’Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Por mais de 40 anos produziu muitos retratos, e também fez inúmeras imagens de Santa Bárbara d’Oeste que são de extrema significação para o resgate da memória e da história local, pois, retratam a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento da cidade.

Para a exposição foram produzidas 16 imagens de edifícios que Strazdin fotografou no passado para que de forma comparativa o público possa visualizar o antes e o depois como a Igreja Matriz Santa Bárbara, Escola Estadual José Gabriel de Oliveira, Escola Estadual Professor Inocêncio Maia, ETA 1 entre outros. Esse projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Os tempos atuais demandam, mais do que nunca, a necessidade por difundir a arte e a cultura para todas as pessoas da sociedade. O Senac Americana, no seu papel de escola, é um importante local para contribuir com essa finalidade e, nesse contexto, estamos muito felizes e animados em receber essa exposição tão relevante do fotógrafo Augusto Strazdin”, diz Ettore Poletti, gerente do Senac Americana.

SERVIÇO

  • Exposição itinerante “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”
  • Local: Senac Americana
  • Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, nº 800 – Vila Gallo
  • Período: de 6 a 25 de junho de 2022
  • Horário: de segunda a sexta-feira das 8 às 21h e aos sábados das 8 às 14h.