Menu fechado

Vendas no varejo paulista crescem em agosto e acumulam 3ª alta consecutiva

No acumulado do ano, porém, houve retração de 1% e em 12 meses, a queda foi de 4%

pccv_agosto_2016_destaque

Pelo terceiro mês consecutivo, o faturamento real do comércio varejista paulista apresentou crescimento na comparação interanual. Em agosto, as vendas no setor cresceram 2% em relação ao mesmo mês de 2015 e alcançaram R$ 47,8 bilhões. A sequência de três elevações não acontecia desde o período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, há 30 meses. No acumulado do ano, porém, houve retração de 1% e em 12 meses, a queda foi de 4%.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Entre as 16 regiões analisadas pela Federação, 12 apresentaram crescimento no faturamento em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Destaque para as regiões de Araraquara (8,1%), Marília (6,3%), Sorocaba (5,7%) e Litoral (5,6%) que registraram os melhores desempenhos. Já as regiões de Osasco (-7,3%), Guarulhos (-1,2%), São José do Rio Preto (-0,6%) e Bauru (-0,1%) tiveram desempenhos negativos na mesma base comparativa.

Das nove atividades pesquisadas, cinco mostraram aumento em seu faturamento real em agosto. Os destaques positivos ficaram por conta dos segmentos de autopeças e acessórios (10,7%), farmácias e perfumarias (9,9%), outras atividades (7,9%), supermercados (3,4%) e materiais de construção (2,4%). Juntas, essas atividades contribuíram com 3,8 pontos porcentuais (p.p.) para o resultado geral do varejo do Estado no mês.

Em contrapartida, as quedas foram vistas nos setores de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-12,2%), lojas de móveis e decoração (-6,2%), lojas de vestuário, tecidos e calçados (-6,1%) e concessionárias de veículos (-2,1%), que impactaram negativamente com 1,8 p.p. para rebaixar o faturamento do varejo paulista.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, com os novos dados positivos alcançados em agosto, o varejo paulista dá indícios cada vez mais claros de que uma reversão do ciclo recessivo é iminente. Mesmo que esse processo não esteja embasado na melhoria dos determinantes básicos do consumo – renda e emprego – há uma consistente recuperação nos níveis de confiança do consumidor nos últimos meses, pré-condição para permitir a saída de um cenário de baixa intenção de consumo. Além disso, a tendência de queda da inflação, constatada nos últimos meses, pode ser decisiva para a melhoria da conjuntura varejista até pelo menos o final de 2016.

Mesmo com o bom momento vivido pelo varejo, prevalecem fortes desajustes nos fundamentos econômicos, principalmente em relação ao desemprego e às contas do setor público. A Entidade pondera que, enquanto não houver a redução desses desequilíbrios, será difícil a consolidação de um verdadeiro ciclo de recuperação das vendas varejistas em sentido amplo.

pccv_agosto_2016_geral