Menu fechado

14 de agosto, Dia de Combate à Poluição

O Dia de Combate à Poluição, comemorado em 14 de agosto, é um momento importante para refletirmos sobre a atual situação do nosso planeta e adotarmos atitudes sustentáveis.

A saúde e o bem-estar humanos estão diretamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológica. Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que podem alcançar o ar, a água, o solo e o ambiente visual.

Os agentes que provocam a poluição são chamados de poluentes: um ruído excessivo, um gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios, solos, mares, ruas ou até o excesso de elementos de comunicação visual, tais como faixas, cartazes, que degradam o aspecto visual de uma paisagem.

A poluição sonora é todo ruído que pode causar danos à saúde humana ou animal. Existem diversas situações que causam desconforto acústico, como uma pessoa falando alto ao celular, um indivíduo ouvindo música sem fones, ruídos de maquinários, carros, turbinas de avião, etc. A poluição sonora é considerada um dos principais problemas ambientais das grandes cidades e uma questão de saúde pública.

Uma pessoa exposta a ruídos muito altos pode sofrer de insônia, depressão, perda de memória, gastrite, doenças cardíacas e, claro, surdez. Por isso, existem leis e normas para evitar altos níveis de ruídos. Entre os especialistas, o consenso é que o limite seguro é de 80 dB.

Poluição atmosférica é a contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos secundários gasosos, sólidos ou líquidos, que podem ser nocivos à saúde dos seres humanos, causar danos em plantas, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis.

A poluição atmosférica, nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente atividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação.

A poluição do solo, ou seja, a camada superficial da crosta terrestre, ocorre devido aos malefícios diretos e indiretos causados pela desordenada exploração e ocupação do meio ambiente, depositando no solo elementos químicos estranhos, prejudiciais às formas de vida microbiológica e sua colaboração em relação às interações ecológicas regulares.

Define-se como poluição visual a grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, entre outros, gerando desconforto visual, podendo causar acidentes e aumentando o stress da população afetada. Esse tipo de poluição está presente de forma mais intensa nos grandes centros urbanos e nas grandes avenidas.

A Secretaria de Meio Ambiente de Americana elabora um trabalho preventivo por meio do Licenciamento de Impacto local e educativo através das ações de Educação ambiental desenvolvidas com a população.

Precisamos combater a poluição! O mundo precisa da nossa ajuda adotando atitudes sustentáveis no nosso dia a dia. Devemos fazer a nossa parte e lutar pela recuperação e conservação do nosso planeta.

Denúncias sobre descarte irregular de lixo e entulho, queimadas e poluição visual podem ser feitas por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), no telefone (19) 3475 9024; na Secretaria de Meio Ambiente, no 3471 7770, e no GPA – Grupo de Proteção Ambiental, nos telefones 153 e 3407 0513.